25 Jul

Kobo Glo versus Kindle Touch 3G

SONY DSC

Olá!

Como falei nesse post, eu comprei um Kobo glo.

SONY DSC

Acontece que eu já tinha um Kindle Touch 3G. Yes, I am crazy! 

SONY DSC

Motivos para eu ter comprado um Kobo:

  • O fato da liberdade de poder ler .epub e ter todo o suporte do aparelho para isso. Porque, sim, você pode usar o Callibre, converter o .epub para .mobi e colocar no Kindle, mas você não pode usar as funcionalidades de compartilhar destaques e notas com os arquivos que você poe no Kindle dessa forma. E é, eu gosto de colocar passagens que eu gosto no facebook quando estou lendo.
  • Ter luz interna. Esse modelo glo tem uma luz interna com a qual você pode ler no escuro, sem machucar os olhos, do conforto da sua cama quentinha. Isso estava fazendo falta para mim quando lia o meu Kindle que não tem luz interna.
  • Reading Life. O Kobo tem um esqueminha de estatistícas e prêmios que você vai ganhando ao fazer determinadas coisas, como por exemplo, ler em determinada hora, começar um livro, terminar um livro, etc. Ele guarda quantas horas você leu, quantas páginas você virou. E gente, isso é totalmente AWESOME!!! É muito divertido. Sério.

Observação: vou comparar, não se esqueçam, esses dois modelos que tive contato, então, pode ser que o que eu fale não se aplique para outros modelos desses mesmos fabricantes, ok? Então vamos lá.

SONY DSC

SONY DSC

Diferenças que eu notei:

  • Kobo é infinitamente mais lerdo do que o Kindle. Ao mudar a página você sente um pouco disso, mas, nada que incomode sua leitura. Mas na hora de navegar para o menu ou na hora de ligar e inicializar um livro, sim, me irritou incomodou essa lerdeza. Eu só conseguia pensar que no Kindle aquilo já estaria aberto e eu já estaria lendo e sendo feliz ao invés de esperando.
  • Por causa da lerdeza do Kobo é mais difícil selecionar um trecho para fazer marcação e notas.
  • Kobo tem muito mais opções de tipo e tamanho de letra.
  • Achei a definição da tela do Kobo melhor do que do Kindle. Não sei se é porque meu modelo de Kindle não é paperwhite, mas no modelo que uso, as letras ficam um pouco menos definidas que o Kobo.
  • Kobo é um pouco menor e mais leve. Sim, isso faz diferença quando você está lendo deitado e segurando com uma só mão.
  • Kobo branco com o fundo de outra cor é muito lindinho, né? <3
  • É tão mais fácil colocar livros no Kobo, se estiverem em .epub basta conectar no computador pelo cabo e arrastar os arquivos para a pasta do Kobo, simples assim. Não precisa de nenhum programa a mais. No Kindle não é assim, nem de longe. Infelizmente.
  • Kobo tem a memória extensível, podendo colocar cartão de memória externo.
  • Kindle tem um esqueminha que mostra quanto tempo ainda vai levar para você terminar de ler o capítulo atual e o restante do livro. É algo muito útil quando você não pode ler muito, pois te ajuda a calcular se você pode se dar ao luxo de “só mais um capítulozinho”. ;)

SONY DSC

SONY DSC

Resultado da minha experiência: Decidi vender o Kobo. hehe. Porque, além de preferir o hardware do Kindle, eu fiz algo que só me dei conta depois que comprei o Kobo. Eu tenho muuitos livros já baixados ou comprados na Amazon, que não é possível ler no Kobo, o que farei com esses livros? :/ Entendeu? Eu deveria ter comprado um Kindle Paperwhite ao invés do Kobo Glo.

Mas por hora vou guardar essa experiência e o dinheiro da venda do Kobo e não vou comprar mais nenhum por enquanto. ;)

O que aprendi com tudo isso? Que sou Team Kindle! <3

Até mais!

** Depois vou colocar mais fotos da comparação dos dois no flickr. Se quiser olhar, só entrar aqui.

Estudante de Ciência da Computação que adora ler e fotografar. Acredita que todos os dias poderiam ser dias chuvosos. Queria que o Stephen King fosse seu tio para poder ir visitá-lo e tomar um café com ele.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>