28 Dec

Retrospectiva Literária de 2013

Olá!!!

Eu já estava com saudade de escrever para o blog. =D

Como estamos no fim do ano (época de retrospectivas) resolvi fazer uma retrospectiva literária.

Analisando os livros que até agora li. Acho que provavelmente devo ler mais um livro antes do ano acabar de fato, mas vou deixar nesse post só os que li até o momento.

Bem, no meu Goodreads está uma lista de todos os livros que li esse ano (foram 41), incluindo a classificação que dei para cada um deles.

Primeira coisa que percebi foi que esse ano li muitos livros que eu gostei demais, os quais dei 5 estrelas. Dos 41 livros, 29 deles foram 5 estrelas! \o

E 8 livros foram 4 estrelas. 3 livros foram 3 estrelas e 1 livro foi 2 estrelas.

Ou seja, não teve nenhum livro que eu não gostei de fato. :)

Li um total de 13780 páginas.

Li livros de autores que eu já conhecia e amava (Sarah Dessen, John Green, Cassandra Clare, Stephen King) e conheci outros autores que não tinha lido nada deles e amei também (Richelle Mead, Colleen Hoover). Li autores brasileiros (Walter Tierno, Vanessa Bosso, Carolina Munhóz, Marina Carvalho, Bárbara Morais) e também li muitos internacionais.

Li muito mais livros em inglês esse ano do que no ano passado, o que me deixou muito feliz e orgulhosa de mim mesma. ^_^ Foram 10 livros em inglês.

Dessa lista de lidos reli 4 livros. O restante todos li pela primeira vez.

Li distopia, fantasia, jovem adulto, adolescente, new adult, infantojuvenil e policial.

Tiveram livros que me fizeram sorrir demais (Simplesmente Ana) e outros em que quase morri de chorar (The fault in our stars, Menino de ouro, Mago e Vidro – Torre Negra 4).

Tiveram livros que virei madrugada lendo porque não conseguia parar (A quinta testemunha, Hopeless) e outros que levei uma vida pra terminar (O poder dos quietos).

Teve continuação de série em que me decepcionei um pouco (City of fallen angels) e tiveram livros que me surpreenderam muito positivamente (Hopeless, A série A Torre Negra).

Teve livro que eu morri de raiva do final (Deslembrança) e teve livro que não achei grandes coisas (O inverno das fadas).

E esse ano me marcou literalmente pela perda gradativa de vontade de ler em livro de papel!!! O Kindle virou meu queridinho nas leituras e meus braços e olhos reclamam muito de ter que ficar segurando o livro pesado ao ler e de ter que ler aquelas letras miudinhas das edições impressas (quem me chamar de velha cega apanha!).

Minha próxima aquisição literária com certeza vai ser um Kindle Paperwhite de nova geração. <3 Pois ele tem a luz embutida para leitura no escuro.

Outra coisa legal desse ano foi que criei o blog. Ele nunca teve a intenção de ser um blog literário, sim uma mistura de tudo o que gosto. E como a leitura é uma das coisas que mais amo na vida acho bem natural que aqui tenha como maior parte do conteúdo os livros.

Coisas que foram contrárias à minha expectativa de leitura para esse ano: não li tanto Sarah Dessen e John Green quanto imaginei que leria.

E para finalizar a retrospectiva, vou listar os 5 melhores livros que li esse ano. :D

Menino de ouro
A Série Torre Negra (roubei na cara dura… ao invés de listar um livro, listei uma série)
Linger
The fault in our Stars
Série Vampire Academy (outra roubadinha)

E quais os principais fatos referentes à sua  leitura em 2013?

Até mais!

**foto de Abee5.

Estudante de Ciência da Computação que adora ler e fotografar. Acredita que todos os dias poderiam ser dias chuvosos. Queria que o Stephen King fosse seu tio para poder ir visitá-lo e tomar um café com ele.

2 thoughts on “Retrospectiva Literária de 2013

  1. Nossa como você consegue? +40 livros parabéns \O/
    Esse ano nem consegui atingir minha meta de 15 livros, li quase nada no segundo semestre(culpa dos malditos jogos eletrônicos).

    Do pouco que li tenho que destacar Laranja Mecânica, simplesmente sensacional, Nas primeiras páginas eu estava odiando e pensando até em largar, mas de alguma forma minha opinião mudou enquanto lia e acabou que agora ele está no meu top 5.

    Meta 2014: Terminar A Torre Negra.

    • Hahaha. Acho que prefiro os livros do que os jogos! :P Mesmo gostando muito dos jogos… hehehe.
      Morro de vontade de ler Laranja Mecânica, mas ainda não tive oportunidade. Quem sabe em 2014?!?
      E você TEM QUE LER URGENTEMENTE a Torre Negra, gente! É bom demais, Paulo, não tenho nem palavras para descrever.
      Quero terminar de ler também o Guerra dos Tronos.
      Beijos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>