23 Oct

Resenha – Deslembrança de Cat Patrick

Olá,

Vou falar sobre um livro que eu li recentemente chamado “Deslembrança”. Ele quebrou minha sequência de livros 5 estrelas.

Deslembrança

Sobre o livro: É a história da London, uma garota do Ensino Médio que é uma pouco diferente das pessoas comuns. Ao invés de lembrar das coisas que aconteceram no passado como todo mundo, ela lembra das coisas que ainda vão acontecer, ou seja, ela lembra do futuro. Todos os dias de madrugada a memória dela do que aconteceu durante o dia reseta. E ela vai vivendo os dias com a ajuda de bilhetes que ela escreve para si mesma todos os dias antes de dormir. A história começa a andar quando chega um garoto novo na escola da London, eles começam se interessar um pelo outro. Mas tem um porém: ela não consegue lembrar dele no futuro dela. E além disso, ela começa a ter uma lembrança do futuro, em que ela está em um enterro num cemitério. Será que essa lembrança do enterro tem a ver com o Luke, esse garoto novo que está mexendo com o coração dela e de quem ela não consegue lembrar? É o que a London tem que descobrir de algum modo.

Eu comecei amando esse livro. Ele é muito fofo. Começa te envolvendo, tanto pela condição da London, quanto pelos mistérios e coisas que ela não entende. Eu ficava pensando como seria estar na situação dela. Não lembrar de nada do passado e ter a capacidade de saber coisas do futuro de outras pessoas e de si mesma, pois ela consegue “lembrar” do que ainda vai acontecer. Bem tenso.

A London é uma personagem bem legal. Gostei muito dela no geral, só teve um momento do livro que achei que ela exagerou na reação a um determinado acontecimento. Maaaas, tem a explicação simples que é o fato de ela ser adolescente. Que adolescente não faz tempestade em copo d’água?

Os outros personagens são  muito bons também. A melhor amiga dela, a mãe dela. E o Luke, claro.

A ideia do enredo é boa, estava sendo bem desenvolvida até que…. chegou o final! Odiei o final desse livro. Não o que aconteceu em si. O que aconteceu foi bom, mas o jeito que a autora escreveu o final foi vergonhoso. Parece que não foi a mesma pessoa. Ela estava escrevendo tudo muito legal, até que de repente parece que se perdeu ou que o editor falou: “Você tem apenas um parágrafo para terminar o livro, se vira”. Fiquei imaginando isso, porque que explicação tem o livro acabar daquele jeito, gente?! Quase morri de raiva, ainda mais porque eu estava lendo o final de madrugada, sem conseguir dormir por precisar saber a resolução daquele mistério cheia de teorias de como seria. Até me deparar com o FIASCO! Ai ai ai ai.

Não sei se indico o livro ou não. Indico o começo e o meio com toda a convicção. Mas o final… não espere muito dele. E se for ler, saiba que não vai ter desenvolvimento nenhum. O final parece um resumo e não fim descente de um livro que começou muito bom.

Nota: 3/5

Até mais.

Estudante de Ciência da Computação que adora ler e fotografar. Acredita que todos os dias poderiam ser dias chuvosos. Queria que o Stephen King fosse seu tio para poder ir visitá-lo e tomar um café com ele.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>